Você sabia que existem 7 estilos universais? Eles podem ser combinados entre si e ajudam a comunicar a imagem. Ao longo da vida, é normal que a gente mude, evolua e talvez até mude de gostos. Por isso o autoconhecimento é a chave para liberar a sua máxima potencia.
Mesmo quem tem pouco ou nenhum interesse pelo do mundo da moda tem um estilo. Geralmente temos de 2 a 3, embora um sempre seja dominante. Juntos, eles transmitem a personalidade, os valores e os ideais que são comunicados ao mundo através das roupas.
Afinal, o que são os 7 estilos universais?
Esse número mágico surgiu a partir de estudos que analisaram o comportamento dos consumidores durante anos. Na década de 1980, a americana Alyce Parsons desenvolveu o sistema PASS (Proportion Analysis / Style Selection), que cunhou o conceito de estilo universal.
O resultado dessa pesquisa extensiva trouxe um compilado de características e padrões que refletem os interesses de consumo dos indivíduos. Daí surgiram os 7 estilos universais. Hoje em dia, eles aparecem tanto na moda quanto no design e no visual merchandising, uma vez que refletem nossos interesses gerais de consumo em muitos aspectos da vida.
Saiba quais são os 7 estilos universais.
Quer descobrir qual é seu estilo? Clica aqui!
Primeiramente, é preciso lembrar que temos um estilo dominante e dois secundários, totalizando 3 estilos universais que traduzem a nossa personalidade. Nesse exercício de autoconhecimento, também vale anotar as suas dificuldades na hora de se vestir. Lembre-se que os 7 estilos universais servem como uma bússola e vão ajudar no propósito de liberar a sua melhor versão.
Esportivo/Natural
Conforto é a palavra que resume esse estilo universal. Isso não quer dizer que a mulher esportiva é aquela que vive com roupas de academia, ok? Ela preza por qualidade e praticidade, pois leva uma vida ativa e não tem tempo a perder. Prefere roupas com mobilidade e é fã do combo clássico jeans + camiseta, além de adorar peças com acabamentos rústicos e fibras naturais. É provável que se sinta limitada por não gostar de usar saltos, mas com um bom direcionamento o estilo esportivo fica adequado para todas as ocasiões.
Elegante/Refinado
Assim como no estilo tradicional, essa mulher também preza pela durabilidade. No entanto, ela faz questão de comprar peças mais contemporâneas. É uma mulher que transmite uma imagem refinada, reservada e segura de si. Ela escolhe modelagens com excelente caimento e tem uma postura muito elegante em todos os momentos, seu total look é impecável da cabeça aos pés!
Romântico
Delicadeza, babados, estampas pequenas e sobretudo florais são as preferidas dessa mulher, que é super feminina. Ela adora peças artesanais e se identifica com adjetivos como “leveza”, “orgânico” e até mesmo “retrô”. A principal peça chave é o vestido e seu maior desafio é amadurecer o estilo para não transmitir uma imagem frágil.
Sexy
O queridinho de boa parte das brasileiras! Esse é um estilo que muitas mulheres adotam para a balada, já que realça as curvas e traz um mistério sedutor para o total look.
Já a mulher que tenha essa sensualidade como dominante ama atrair olhares e não economiza nas transparências, decotes, cores fortes e estampas como animal print. Aqui é preciso ter cuidado redobrado para não cair na vulgaridade (que indica um desacordo visual com a situação ou o ambiente). O desafio é saber dosar para transmitir uma imagem segura, sedutora e sensual na medida certa.
Urbano/Dramático
Sabe aquela mulher que acompanha as tendências e adora looks bem atuais? Ela não tem medo de arriscar e pode até ser vista como extravagante. Geralmente possui bastante informação de moda e já tem know-how suficiente para misturar os estilos por conta própria.
No entanto, por ser muito ousada, se faltar direcionamento pode acabar sendo vista como “over”. É aí que entra a consultoria de imagem e estilo, para balancear essa extravagancia no total look!
Tradicional/Clássico
Mais conservador e atemporal, esse estilo se traduz em peças de alfaiataria, linhas retas e cores sóbrias. Uma pessoa que tenha o tradicional como dominante gosta de transmitir seriedade, não é fã de acessórios e vê as roupas como um investimento.
O desafio aqui é quebrar a rigidez e atualizar os looks para não parecer que usa sempre as mesmas roupas. Também vale notar que esse é o estilo universal mais aceito no ambiente formal de trabalho.
Criativo
Esse estilo geralmente está presente em personalidades que trabalham na área das artes e da criatividade. Assim que abre seu armário, essa mulher não tem medo de misturar tudo. Cores, estampas, formas, texturas, sobreposições inusitadas… tudo é possível para ela, que adora se sentir única.
Quando o criativo é dominante, ele pode assustar pessoas mais tradicionais. Por isso cabe analisar o seu estilo de vida e aprender a dosar essa criatividade toda na hora de frequentar ambientes mais sóbrios.